sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Malabarismo como forma de relaxamento

Já faz tempo que o malabarismo não é só uma arte circense. Espalhados em praças, bares, festas e até mesmo em convenções especializadas no assunto, as bolinhas, claves, argolas e ioiôs chineses servem também como terapia para pessoas que querem relaxar ou adquirir uma melhor coordenação motora.

“O malabarismo é uma arte que serve como um ótimo exercício, pois aumenta a concentração, desenvolve o campo da visão espacial e estimula os reflexos. Ele é uma ótima forma para desenvolver a coordenação motora”, explica o professor de Educação Física Heyner Mercado.

É o caso da estudante de ensino médio Maria Paula Lima, 17 anos, que diante das tensões vividas nesta faixa etária, como provas e simulados preparatórios para o vestibular, aderiu às fitas como uma forma de relaxamento para os estresses diários.“Faço malabarismo há uns três anos já, desde quando entrei no Ensino Médio. Agora com as provas e simulados, tenho praticado bastante justamente para me concentrar. Parece que fico mais calma”, conta Maria Paula.

Além das fitas, ela também começou a brincar com as três bolinhas de malabares e também com as flags (foto ao lado). Os monociclos e as pernas de pau, apesar de fazerem parte da acrobacia, também são considerados uma modalidade do malabarismo. Mas esses brinquedos – é assim como os malabaristas chamam os instrumentos de jogo – não são os únicos. Dentre outros, há as claves e os aros, também muito utilizados em grupo.

(Veja abaixo vídeo de grupo de malabaristas interagindo com os brinquedos no Parque da Redenção, em Porto Alegre)


“O legal do malabarismo é isso. Apesar de ser uma coisa relaxante e divertida, não é uma atividade que precisa ser unicamente solitária. A gente conhece outras pessoas, trocamos experiências de truques que aprendemos e assim aumentamos nossa rede de amigos”, comenta Maria Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário